Daily Archives January 12, 2017

PF investiga fraude na liberação de recursos da Caixa com envolvimento de Geddel

Por Pedro Fonseca

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira uma operação para investigar suspeita de fraude na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal para grandes empresas entre 2011 e 2013, tendo entre os alvos o ex-vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco e ex-ministro do governo Michel Temer, Geddel Vieira Lima.

Entre as empresas que teriam se beneficiado de créditos liberados pela instituição financeira por meio do esquema fraudulento estão a Marfrig, o Grupo Bertin, a J&F Investimentos, a JBS e a BR Vias, de acordo com as investigações da Polícia Federal citadas em despacho da Justiça Federal do Distrito Federal.

Além de Geddel, o esquema envolveria o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e dois outros ...

Read More

Brigada blindada dos EUA chega à Polônia; Rússia protesta

Um grande comboio de veículos blindados americanos entrou nesta quinta-feira na Polônia, em uma das maiores mobilizações de forças americanas na Europa desde o fim da Guerra Fria, fato denunciado imediatamente por Moscou.

O comboio, composto por 24 veículos blindados Humvee e por dez caminhões, foi recebido na fronteira germano-polonesa por soldados poloneses, constatou um fotógrafos da AFP.

Forma parte do primeiro transporte de soldados americanos e de material militar pesado que chega à Europa oriental no âmbito da operação “Atlantic Resolve”, decidida pelo presidente em fim de mandato Barack Obama.

“Consideramos isso uma ameaça contra nós”, reagiu imediatamente o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

Sem citar os Estados Unidos, denunciou que “um terceiro país re...

Read More

Investigada por pagar suborno, Odebrecht paga US$59 mi em acordo com governo do Panamá

SÃO PAULO (Reuters) – A Odebrecht aceitou pagar 59 milhões de dólares ao governo do Panamá como parte inicial de negociações com a Procuradoria-Geral do país caribenho, que investiga a empreiteira por pagamento de subornos a autoridades locais.

“Após várias reuniões na parte da manhã com a equipe de promotores especiais anticorrupção e outra reunião com a equipe de advogados da Odebrecht, posso informar que recebi um compromisso verbal de entregar dentro de um curto espaço de tempo os primeiros 59 milhões de dólares devido a pagamento de subornos para pessoas físicas e jurídicas no Panamá”, afirmou a procuradora-geral panamenha, Kenia Porcell, segundo gravação veiculada pelo site do Ministério Público do Panamá.

A notícia vem uma semana após a Odebrecht ter feito a...

Read More

Pai com câncer terminal passa seus últimos momentos buscando novo lar para o filho

Quando descobriu o câncer nove meses atrás, Nick Rose sabia que teria pouco tempo de vida. Pai solteiro, seu único pensamento ao receber o diagnóstico foi encontrar um lar adotivo para seu filho Logan, de quatro anos. E foi isso que ele fez em seus últimos meses. “Nada vinha antes de Logan. Ele estava sentindo muita dor no fim, mas o filho era sua vida”, contou o melhor amigo, Aaron Crompton. De acordo com ele, a mãe não convivia com o garoto desde que era bebê.

Pai com câncer terminal passa seus últimos momentos buscando novo lar para o filho
Ver as imagens

SWNS

Nick faleceu no último dia 3 de janeiro e conseguiu uma nova família para Logan antes de partir. Sua irmã, Amy, abriu um financiamento coletivo online para angariar fundos para o funeral de Nick e o restante do dinheiro arrecadado será usado para a educação de Logan.

“Ele tentou...

Read More

"É Show ou é Fria": segunda semana de janeiro (12 a 18)

PARALAMAS DO SUCESSO

12 a 14 – SESC Pompéia – São Paulo

O que mais pode ser dito a respeito de uma apresentação dos caras? Excelência técnica, performances arrebatadoras, toneladas de canções antológicas, sinergia entre banda e plateia, exemplo vivo da força de viver de um cara que poderia ter se conformado com sua tragédia pessoal, mas que preferiu lutar contra isso em cima de um palco, junto com seus “irmãos”. Pode ir ao show, que é diversão na certa. E ver João Barone tocando bateria é presenciar um workshop rítmico como bônus.

CURUMIN

12 – Bourbon Street – São Paulo

Ótimo baterista e um dos mais requisitados instrumentistas da atualidade, ele vai mostrar neste show algo inusitado: um repertório só com canções de Stevie Wonder...

Read More

Governo da Venezuela acusa mulher de líder opositor de planejar golpe

O governo da Venezuela acusou nesta quinta-feira Lilian Tintori, mulher do líder opositor Leopoldo López, de planejar um golpe de Estado contra o presidente Nicolás Maduro, em um movimento que indica o aumento da repressão.

O ministro do Interior e Justiça, general Néstor Reverol, divulgou uma conversa telefônica entre duas pessoas, identificadas como Tintori e o deputado suplente Gilber Caro, detido na véspera com um fuzil e explosivos, segundo o governo.

“Descobrimos nos últimos dias um plano terrorista desestabilizador (…) arquitetado por membros da extrema direita”, afirmou o ministro.

Segundo o governo, o plano previa atos de violência contra o palácio presidencial de Miraflores para resgatar López, condenado em setembro de 2015 a quase 14 anos de prisão por incitar à violênc...

Read More

Sinval Gama será novo presidente da Chesf, subsidiária da Eletrobras no Nordeste

SÃO PAULO (Reuters) – A Chesf, subsidiária da elétrica estatal Eletrobras com atuação focada no Nordeste do Brasil, terá a partir de sexta-feira um novo presidente, o engenheiro Sinval Zaidan Gama, informou a companhia nesta quinta-feira.

Haverá um evento na sede da empresa para a posse de Gama, que substituirá no cargo José Carlos de Miranda, presidente da elétrica desde junho de 2015.

Gama, que já havia sido indicado no final de dezembro para uma vaga no Conselho de Administração da Chesf, atuou nos últimos dois anos como diretor da distribuidora de energia goiana Celg-D, controlada pela Eletrobras.

O executivo já ocupou diversos cargos na Chesf e em empresas do grupo Eletrobras entre 1976 e 2013, além de ter presidido distribuidoras de energia entre 2012 e 2014 como interv...

Read More

EUA acusam Fiat Chrysler de manipular 104 mil veículos para ocultar emissões

Washington, 12 jan (EFE).- A Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos acusou nesta quinta-feira a fabricante Fiat Chrysler Automobiles de manipular cerca de 104 mil veículos com motores a diesel para burlar testes de emissões de poluentes.

O anúncio provocou uma queda de mais de 13% nas ações da empresa em Wall Street, que tiveram as transações suspensas logo em seguida, e aconteceu um dia após as autoridades americanas terem imposto uma multa de US$ 4,3 bilhões à Volkswagen pelo escândalo dos motores a diesel da fabricante alemã.

A EPA informou em comunicado que enviou ao grupo ítalo-americano um “aviso” por “supostas violações da Lei de Ar Limpo por instalar e não revelar um software de tratamento de motores”.

A denúncia se refere aos modelos 2014, 2015 e...

Read More

Scorsese defende espiritualidade ao apresentar filme sobre jesuítas

O mundo não deve abandonar a espiritualidade, apesar dos atuais “acontecimentos terríveis”, afirmou, em Paris, Martin Scorsese, ao apresentar “Silence”, talvez seu filme mais pessoal, que planejou realizar durante décadas.

Rodado em Taiwan, o filme se baseia na obra histórica homônima do japonês Shusaku Endo e narra as dificuldades dos missionários jesuítas no Japão no século XVII.

Com “Silence”, Scorsese, que se define como um católico não praticante, pretende “abrir um diálogo” com o espectador e mostrar “até que ponto a espiritualidade é parte integrante do ser humano”, explicou à imprensa.

O premiado diretor americano fez e desfez este filme em sua cabeça por décadas, mudando, inclusive, o elenco, porque os atores “iam envelhecendo”.

Convencer Hollywood tampouco foi f...

Read More

O negro que procura membros da KKK para discutir racismo e os convence

O músico negro Daryl Davis se reúne há mais de 30 anos scom integrantes do grupo racista KKK (Ku Klux Klan) e neonazistas para inspirá-los a repensar sobre suas ideologias segregacionistas.

Segundo o próprio músico, que tem 58 anos e toca piano, cerca de 200 membros da KKK deixaram o movimento depois de conversar. Esse trabalho está retratado no documentário Cortesia Precisa: Daryl Davis, Raça e a América", que foi lançado em dezembro nos Estados Unidos.

"Elas não nasceram com essas visões. Foram ensinadas – e podem ser ‘desensinadas’. Provei que isso é possível”, afirma o pianista, que em seguida faz a ressalva.

“É claro que existem pessoas que vão para o túmulo sendo racistas e repletas de ódio. Mas acredito que as pessoas podem mudar", diz Davis à BBC.

COMO COMEÇOU

Em 1983, o pianis...

Read More