Daily Archives June 10, 2017

Trump acusa ex-diretor do FBI James Comey de ser um "covarde"

Donald Trump acusou neste domingo o ex-chefe do FBI James Comey de covarde por ter vazado para a imprensa informações comprometedoras de suas reuniões privadas nas quais o presidente americano pedia para parar parte das investigações sobre a interferência russa nas eleições americanas.

“Acredito que os vazamentos de James Comey serão muito mais relevantes do que qualquer um poderia pensar. Totalmente ilegal? Muito covarde!”, escreveu Trump no Twitter.

O presidente americano acusou na sexta-feira Comey de mentir, um dia após a audiência no Senado do ex-diretor do FBI, que foi demitido de forma inesperada em 9 de maio.

Na audiência, Comey disse sob juramento que o presidente lhe pediu para desistir de investigar Michael Flynn, seu conselheiro de segurança nacional, na investigação...

Read More

STF critica intenção de governo de monitorar relator da Lava Jato

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, afirmou em nota divulgada neste sábado, dia 10, que é “inadmissível a prática de gravíssimo crime contra o Supremo, contra a democracia e contra as liberdades, se confirmada informação de devassa ilegal da vida de um de seus integrantes”, em referência a uma reportagem publicada pela revista Veja, segundo a qual o presidente Michel Temer teria pedido para a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) investigar o ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte.

A ministra descreveu a pressão contra juízes como “típico da ditadura” e ainda acrescentou que o tribunal rejeita veementemente a perseguição ilegítima, inconstitucional e imoral de qualquer cidadão e ainda mais contra um de seus membros, ainda mais...

Read More

Menina iraquiana volta para a sua família três anos após ser sequestrada pelo EI

O campo de Ashti, na cidade iraquiana de Erbil (norte), comemorava neste sábado a volta de uma menia sequestrada há três anos por extremistas do Estado Islâmico (EI), o que provocou uma profunda comoção na comunidade cristã à qual ela pertence.

A alegria enchia o barracão pré-fabricado que agora é o local de moradia da família de Christina, de seis anos.

Há três anos, a família de Ezzo Obada teve que fugir da cidade de Qaraqosh, localizada entre as cidades de Erbil e Mossul, diante do rápido avanço do grupo extremista Estado Islâmico.

Estavam em um ônibus com outras pessoas que também fugiam, quando combatentes extremistas levaram sua filha, em agosto de 2014.

Mais de cinco meses após ser raptada pelo EI, Aida ouviu alguns conhecidos dizerem que a sua filha estava com u...

Read More

Após desarmamento das Farc, Santos diz que pobreza é novo inimigo da Colômbia

Bogotá, 10 jun (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse neste sábado que, após o processo de desmobilização das Farc, os novos inimigos do país são a pobreza e a desigualdade.

“Todos vamos levar este país adiante. As Farc estão entregando as suas armas e vão desaparecer como grupo armado. Assim os novos inimigos são a pobreza, a ignorância e a falta de saúde, que é o que estamos combatendo e o que estamos vencendo”, afirmou Santos.

O presidente também manifestou que a mudança para a paz “requer um país unido, não polarizado. É o que eu quero para a Colômbia”.

Na última quinta-feira, a missão da ONU na Colômbia confirmou que as Farc já entregaram 2...

Read More

Temer nega ter mandado Abin investigar o ministro Edson Fachin

RANIER BRAGON – BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Horas depois de conseguir a absolvição no julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o presidente Michel Temer afirmou no início da madrugada deste sábado (10) que vai continuar “pacificando” o país e negou que tenha mandado a Abin investigar o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin.

Edição deste fim de semana da revista “Veja” afirma que a Agência Brasileira de Inteligência foi usada para tentar encontrar elos entre o ministro, que é relator da Lava Jato, e o empresário Joesley Batista, da JBS.

“Eu quero desmentir aquela coisa barbara, aquilo jamais foi pensado por mim, vamos manter a serenidade absoluta e a tranquilidade, vamos continuar pacificando o país”, disse Temer em rápida entrevista após participar do jantar...

Read More

Felipe VI mostra potencial espanhol em energias limpas na Expo de Astana

Carlos Pérez Gil.

Astana, 10 jun (EFE).- O rei da Espanha, Felipe VI, realizou neste sábado a visita inaugural ao pavilhão do país na Exposição Internacional de Astana, no Cazaquistão, com a ideia de mostrar ao mundo e, em particular, a região da Ásia Central, o potencial espanhol e das suas empresas em matéria de energia renovável.

A Expo 2017 começou ontem, com o tema “Energia do Futuro” com o propósito do país anfitrião, o Cazaquistão, de avançar para um modelo mais sustentável que desafie a mudança climática.

Espanha é um dos 115 países, assim como 22 organizações, presentes na feira que tem como vitrine se promover como país e líder no setor das energias limpas.

Após uma reunião bilateral com o presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, no palácio presidencial...

Read More

Marvel apresenta nos quadrinhos heroína inspirada em Chapolin Colorado

Fãs de Chapolin Colorado ganharam um presente da Marvel. A edição 9 do gibi ‘Champions’, grupo que conta com novas versões de heróis clássicos como Hulk e Homem-Aranha, apresentou ao público uma nova personagem, a Red Locust (Gafanhoto Vermelha, em tradução livre). A heroína foi criada pelo pelo desenhista mexicano Humberto Ramos e é uma homenagem ao Chapolin Colorado.

Ramos declarou à imprensa de seu país que a ideia surgiu depois do roteirista norte-americano Mark Waid pedir heróis de diferentes culturas e etnias em suas histórias. “Quero deixar claro que isso é uma menção à genialidade de Chespirito, uma homenagem, uma manifestação de amor ao México”, explicou, revelando que a criação recebeu a aprovação de Paulina Gómez Fernández, filha de Roberto Bolaños...

Read More

Atriz Glenne Headly morre aos 62 anos

Los Angeles (EUA), 9 jun (EFE).- A atriz americana Glenne Headly, indicada duas vezes ao Emmy, morreu na noite de quinta-feira aos 62 anos, informou nesta sexta-feira o site da revista “Variety”.

“Com grande tristeza confirmamos o falecimento de Glenne”, indicaram seus representantes em um comunicado, sem precisar a causa da morte.

“Pedimos que seja respeitada a privacidade da família neste momento difícil”, acrescentaram.

A intérprete, com ampla experiência na televisão, cinema e teatro, era conhecida principalmente pelo seu papel de Tess Trueheart em “Dick Tracy” (1990), ainda que o reconhecimento artístico chegou com as duas indicações ao Emmy em 1989 por Os Pistoleiros do Oeste e em 1997 por Marcas do Silêncio.

Atualmente, a atriz rodava a série cômica “Future Man”, com produç...

Read More

EUA pedem a aliados para suavizar bloqueio e diminuir tensões com o Catar

Washington, 9 jun (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, pediu nesta sexta-feira ao Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein que suavizem o bloqueio terrestre, marítimo e aéreo imposto contra o Catar, ao alertar que as medidas têm consequências humanitárias e atrapalham a luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na região.

Em uma declaração à imprensa, Tillerson também pediu às partes envolvidas na disputa diplomática a tomar medidas “imediatas” para diminuir as tensões e exigiu que o Catar atue “mais rapidamente” para cortar seus laços com o terrorismo e o extremismo.

“Pedimos ao reino da Arábia Saudita, aos Emirados Árabes Unidos, ao Bahrein e ao Egito para suavizar o bloqueio contra o Catar”, afirmou Tillerson no dis...

Read More

YahooNotícias

Londres, 10 jun (EFE).- Nick Timothy e Fiona Hill, os chefes de gabinete da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e dois dos seus assessores mais próximos, pediram demissão neste sábado após a “enorme decepção” eleitoral da última quinta-feira, quando o Partido Conservador perdeu a maioria absoluta nas urnas.

“Aceito a responsabilidade por meu trabalho nesta campanha eleitoral, que era supervisionar nosso programa político”, afirmou em um comunicado Timothy, enquanto a demissão de Fiona foi anunciada por um porta-voz do Partido Conservador.

Diversas vozes dentro do Partido Conservador de May criticaram nas últimas horas o papel de Timothy e Fiona na campanha eleitoral, na qual ambos tiveram posição de destaque.

Em seu pedido de demissão, Timothy afirmou que o pr...

Read More