Monthly Archives July 2017

Operação combate fraudes na Embrapa Uva e Vinho da serra gaúcha

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (2) a Operação Liber Pater para combater fraudes na Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, na serra gaúcha. A operação mobiliza cerca de 40 policiais federais, além de 6 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a investigação, os envolvidos no esquema criminoso fraudavam licitações para compra de matéria-prima e praticavam sobrepreço na comercialização das uvas. A CGU estima que cinco obras de engenharia tenham sido superfaturadas, causando um prejuízo de mais de R$ 700 mil.

Há suspeita de que dois servidores da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves estejam envolvidos nos crimes...

Read More

Janot pede novamente a prisão de Aécio Neves

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, voltou a pedir a prisão do senador tucano Aécio Neves, no caso em que ele é acusado de pedir e receber R$ 2 milhões de Joesley Batista. Janot ainda pediu o afastamento dele do mandato. Os pedidos feitos anteriormente foram rejeitados em decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal. Agora a Primeira Turma decidirá o assunto.

Em maio, o ministro do Edson Fachin, do STF, determinou o afastamento do senador, mas negou o pedido de prisão. Posteriormente, o caso mudou de relator e passou para Marco Aurélio. Em junho, ele aceitou recurso da defesa que permitiu que o tucano voltasse ao Senado e novamente negou a prisão requisitada por Janot.

Ao assumiro o processo de Aécio, Marco Aurélio disse que não to...

Read More

EUA sancionam Maduro por ruptura da ordem constitucional na Venezuela

Os Estados Unidos aplicaram nesta segunda-feira sanções jurídicas e financeiras ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pela “ruptura da ordem constitucional” pela Assembleia Constituinte.

“As eleições ilegítimas de ontem (domingo) confirmam que Maduro é um ditador que ignora a vontade do povo venezuelano”, disse o secretário do Tesouro, Steven T. Mnuchin, ao anunciar que todos os ativos do mandatário “sob a jurisdição dos Estados Unidos estão congelados”.

“Qualquer um que participe desta ilegítima Assembleia Nacional Constituinte pode estar exposto a futuras sanções americanas por socavar processos e instituições democráticas na Venezuela”, advertiu Mnuchin em comunicado.

Com essas sanções, os Estados Unidos tentam expressar sua oposição ao “regime de Maduro”, apont...

Read More

Como ‘A Força do Querer’ trouxe o debate sobre transgênero ao horário nobre da televisão

A autora de novelas Glória Perez é conhecida por abordar temas sociais importantes em suas obras. Com A Força do Querer, atualmente em exibição às 21h na TV Globo, ela decidiu trazer ao horário nobre da emissora o debate sobre transgeneridade por meio das personagens Ivana (Carol Duarte) e Nonato (Silvero Pereira).

É um passo e tanto, afinal, o Brasil é um dos países que mais mata pessoas trans em todo o mundo. Só em 2016 foram 144 — aproximadamente um assassinato a cada dois dias. Vários deles foram registrados, como mostra o levantamento da Rede Trans Brasil, com características de crueldade e barbaridade. Diversas questões do universo trans, agora, chegam a todo o Brasil por meio da novela.

A ativista de direitos humanos e escritora Helena Vieira, 26, foi consultada por ...

Read More

Angelina Jolie se diz 'aborrecida' com críticas a teste para escolha de elenco para filme no Camboja

LOS ANGELES (Reuters) – Angelina Jolie reagiu às críticas crescentes ao processo de escolha do elenco de seu filme mais recente dizendo estar “aborrecida” com uma interpretação equivocada de uma cena de teste improvisada que fez parecer que se estava tirando dinheiro de crianças pobres.

Em uma entrevista à revista Vanity Fair sobre o filme “First They Killed My Father” publicada na semana passada, Angelina descreveu uma simulação realizada pelos diretores de elenco com crianças pequenas do Camboja que disputavam o papel principal de Loung Ung.

A atriz, que é enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), disse à Vanity Fair que procurou sua protagonista em orfanatos, circos e escolas em favelas.

Durante os testes, uma criança foi colocada d...

Read More

Humanidade esgotará amanhã recursos naturais da Terra para 2017

Madri, 1 ago (EFE). – A população mundial terá consumido amanhã mais recursos naturais do que o planeta pode gerar em todo o ano, ao esgotar o “orçamento ecológico anual” da Terra, advertiu a organização World Wide Fund for Nature (WWF) nesta terça-feira.

“Estamos vivendo à custa dos recursos naturais das futuras gerações”, afirmou o secretário-geral do WWF Espanha, Juan Carlos del Olmo.

O WWF e a organização Global Footprint Network aproveitaram o “Dia de Sobrecarga da Terra” (Earth Overshoot Day 2017), que será amanhã, para alertar sobre a crescente pressão exercida na a natureza e em seus recursos.

Enquanto em 1997, a Terra consumiu os recursos naturais que tinha para um ano no final do mês de setembro, em 2016 isso aconteceu no dia 8 de agosto e este ano com pouco mai...

Read More

Kremlin manda Washington cortar pessoal diplomático na Rússia

Por Maria Tsvetkova e Jack Stubbs

MOSCOU (Reuters) – O Kremlin ordenou que os Estados Unidos cortem cerca de 60 por cento de seu pessoal diplomático na Rússia, mas muitos dos funcionários a serem dispensados serão cidadãos russos, amenizando o impacto de uma medida adotada por Moscou em retaliação por novas sanções norte-americanas.

O ultimato decretado pelo presidente russo, Vladimir Putin, representou uma exibição de força frente aos EUA para o eleitorado russo, mas também foi cuidadosamente calculado para evitar afetar diretamente os investimentos dos EUA que Moscou precisa e para não queimar as pontes com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Funcionários da embaixada dos EUA em Moscou foram convocados nesta segunda-feira para uma reunião na qual o embaixador John F...

Read More

Cleo Pires comenta críticas agressivas após polêmicas: 'Gosto menos ainda de ser hipócrita'

Depois de virar assunto por admitir ter feito um mènage à trois com dois homens em recente entrevista, Cleo Pires comentou as críticas que recebeu na internet por sempre falar abertamente sobre sexo. “Se você fala sério sobre sexo, reclamam que é chato. Se você fala com humor e honestidade sobre o assunto, te chamam de piranha. Quer saber? Piranha para mim não é xingamento, é quase um elogio“, disse ela à revista “Glamour”.

Cleo também contou que se incomoda quando suas declarações causam polêmicas. “Não gosto de ser polêmica, mas gosto menos ainda de ser hipócrita. E, muitas vezes, os temas são descontextualizados. Não é que eu acorde num dia sem ter o que fazer e poste nas redes sociais: ‘Bom dia, hoje fiz um ménage com dois homens’”, afirmou a atriz.

Read More

Buscas na internet sobre suicídio aumentam após série '13 Reasons Why'

As pesquisas na internet sobre suicídio e métodos suicidas dispararam nas semanas que se seguiram ao lançamento do polêmico drama da Netflix “13 Reasons Why”, sobre uma adolescente que se matou, disseram pesquisadores americanos nesta segunda-feira.

Embora o estudo publicado na revista Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine não tenha analisado se o número de suicídios reais aumentou após o lançamento da série, os pesquisadores pediram que esta fosse removida do site da Netflix até que seja mais segura.

As consultas na internet relacionadas ao suicídio aumentaram 19% em relação aos meses anteriores, segundo o estudo.

“Houve entre 900.000 e 1.500...

Read More

Força-tarefa da Lava Jato recorre para aumentar pena de Lula em caso do tríplex

SÃO PAULO (Reuters) – Os procuradores que integram a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba apresentaram recurso nesta segunda-feira buscando aumento da pena imposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo que envolve um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

Lula foi condenado neste caso a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas o juiz Sérgio Moro não determinou que o ex-presidente fosse preso imediatamente.

Além de pedirem penas maiores para Lula, os procuradores da Lava Jato em Curitiba também recorreram da decisão de Moro que absolveu o ex-presidente, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-presidente da empreiteira OAS Léo Pinheiro por supostas irregularidades no armazenamento de ben...

Read More