Daily Archives October 3, 2017

Cantada pode virar crime com multa de R$ 18 mil na França

O famoso “fiu fiu” que os homens costumam usar para uma mulher nas ruas pode estar com os dias contados na França.

A secretária de Estado para Igualdade de Mulheres e Homens, Marlene Schiappa, promete pedir a criminalização de cantadas e demais assédios sofridos em espaços públicos – o que poderia render uma multa de 5 mil euros, o equivalente a R$ 18.500.

“A ideia é caracterizar o assédio das ruas para que a polícia possa impor multas aos homens que seguem, intimidam e assediam as mulheres no espaço público. É uma luta cultural para reduzir o consenso tácito de aceitação da violência”, disse Marlene aos jornais locais.

Ela explicou que um flerte consensual não será considerado crime. “Conversar com alguém e pedir o telefone não será considerado assédio”...

Read More

América Latina pede à Venezuela eleições imparciais

Os doze países que integram o Grupo de Lima pediram nesta quinta-feira ao governo da Venezuela “transparência e imparcialidade” nas eleições para governadores de 15 de outubro, informou a chancelaria em Lima.

Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru “exortam o governo venezuelano e o Conselho Nacional Eleitoral a atuar com total transparência, imparcialidade e objetividade” diante das eleições, assinala o comunicado divulgado na capital peruana.

O grupo, que avalia há dois meses a crise que abala o governo de Nicolás Maduro, “considera que as eleições regionais de 15 de outubro para governadores devem ocorrer com pleno respeito à Constituição e à Lei Orgânica de Processos Eleitorais”.

Os doze também ped...

Read More

Câmara aprova urgência para votação de PL que cria fundo eleitoral de campanha

Em uma tentativa de acelerar a análise das medidas que tratam de reforma política, o plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (3) regime de urgência para tramitação do Projeto de Lei do Senado 8.703/17, que cria o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para custear a campanha eleitoral de todos os cargos em disputa. Dessa forma, a matéria já poderá ser analisada pelos deputados nesta quarta-feira (4). Para estar em vigor nas próximas eleições, o tema deve ser aprovado e sancionado até 7 de outubro, um ano antes do pleito.

O fundo garante recursos para as campanhas eleitorais a partir de emendas parlamentares e do corte de gastos com propaganda eleitoral no rádio e TV. Aprovado pelo Senado na semana passada em votação simbólica, o texto define que a fonte ...

Read More

Duterte faz ameaça à defensora pública por investigar suas contas

Manila, 4 out (EFE).- O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ameaçou nesta quarta-feira dar andamento a um processo de destituição da defensora pública, Conchita Carpio Morales, depois que ela abriu uma investigação das contas bancárias do governante.

“Vamos apresentar uma moção para um processo de destituição contra ela”, disse Duterte em coletiva de imprensa, na qual acusou a defensora pública de fazer parte de uma “conspiração” contra ele.

O polêmico líder filipino disse que Conchita fez uso de “documentos falsos” e faz uma “justiça seletiva”, razões pelas quais seria possível pôr em andamento um “impeachment” (o termo anglo-saxão para o procedimento de destituição).

No início Duterte se mostrou aberto a uma investigação às suas contas bancárias ao assegurar...

Read More

Trump visita Porto Rico para calar críticas

Ele apertou muitas mãos, tirou fotos e compartilhou arroz: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou nesta terça-feira Porto Rico, com a intenção de calar as críticas por sua demora em atender à crise humanitária naquele território americano, arrasado por furacões.

“Vamos ajudá-los”, assegurou Trump a danificados em Guaynabo, perto de San Juan, capital desta ilha do Caribe de 3,4 milhões de habitantes.

O presidente percorreu com a mulher, Melania, esta zona de classes média e alta, menos devastada do que o centro e sul do país, onde as pessoas pedem desesperadamente água, alimentos e atendimento médico.

Quase duas semanas após o furacão Maria atingir Porto Rico, somente 6,89% da ilha conta com eletricidade, 22,54% das torres de telecomunicações funcionam, 24% do...

Read More

EUA ordenam expulsão de 15 funcionários da embaixada cubana em Washington

Washington, 3 out (EFE).- Os Estados Unidos ordenaram nesta terça-feira a saída de 15 funcionários da embaixada cubana em Washington, em resposta aos supostos “ataques” acústicos sofridos por pelo menos 22 dos diplomatas americanos em Cuba, e que levaram o Departamento de Estado a reduzir seus funcionários na ilha caribenha.

“O Departamento de Estado informou ao governo de Cuba que ordenou a saída de 15 funcionários da sua embaixada em Washington”, disse o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, em um comunicado.

A redução afeta quase dois terços do pessoal da embaixada de Cuba em Washington, segundo a imprensa americana; embora o Departamento de Estado tenha confirmado porcentagem de funcionários cubanos afetados.

“A decisão foi tomada devido ao fracasso de Cuba na hora d...

Read More

Nível mais alto do Coliseu será aberto a turistas pela primeira vez em 40 anos

O nível mais alto do Coliseu de Roma será aberto ao público pela primeira vez em 40 anos, no dia 1 de novembro, disse o ministro da Cultura da Itália nesta terça-feira.

Os assentos no quinto nível do anfiteatro já foram reservados para as camadas mais baixas da sociedade romana antiga, embora proporcionassem uma vista deslumbrante – não só das batalhas de gladiadores, mas do coração de Roma.

“É uma vista incrível do Coliseu e de Roma, que o visitante lembrará como uma das coisas mais bonitas que viu em sua vida”, disse o ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini.

Os turistas terão que agendar visitas guiadas, que levarão grupos de no máximo 25 pessoas de cada vez até o nível superior do monumento.

O tour começará por um corredor excepcionalmente bem conservado e...

Read More

Coreia do Norte acusa EUA na ONU de impedir desenvolvimento

O representante da Coreia do Norte na ONU, Ja Song Nam, acusou, nesta terça-feira (3), os Estados Unidos de se esforçarem para impedir o desenvolvimento econômico e denunciou as sanções impostas a países pobres como uma tentativa de “destruir civilizações modernas”.

O embaixador disse que a Coreia do Norte vai suportar as sanções e continuar “na estrada da construção de um poder socialista por força do espírito de autoconfiança e autodesenvolvimento”.

Ele se pronunciou em um debate na Assembleia Geral sobre as metas de desenvolvimento global das Nações Unidas voltadas à erradicação da pobreza extrema até 2050, ao avanço na saúde e à promoção da educação.

“Os Estados Unidos estão aderindo a ameaças e chantagens nucleares sem precedentes, sanções e bloqueios econô...

Read More

Em pedido ao STF, Joesley acusa Janot de violar acordo de delação e pede manutenção de imunidade penal

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – A defesa do empresário Joesley Batista, da J&F, apresentou uma petição ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em que acusa o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot de ter violado termos do seu acordo de delação premiada e defende a manutenção da imunidade penal.

O empresário pede que Fachin envie os autos do pedido de rescisão da colaboração dele para que a nova chefe do Ministério Público Federal (MPF), Raquel Dodge, se manifeste sobre o que considera violações cometidas por Janot.

Na petição, de sete páginas, à qual a Reuters teve acesso nesta quarta-feira, os advogados alegam que o ex-procurador-geral violou o acordo por duas razões e que, nessa condição, Joesley não deveria perder o direito aos benefí...

Read More

Johnson diz que assina "cada sílaba" do discurso de May sobre Brexit

Manchester, 3 out (EFE).- O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta terça-feira que todo o gabinete da primeira-ministra, Theresa May, assina “cada sílaba” do discurso sobre o Brexit que a líder tory pronunciou em Florença no dia 22 de setembro.

Johnson apoiou a chefe do governo em discurso no congresso anual do Partido Conservador em Manchester, após ficarem evidentes nos últimos dias algumas divisões entre os ministros e ser acusado pessoalmente de driblar a autoridade de May com comentários à margem da linha oficial.

Em um auditório lotado, o que o confirma como uma das figuras mais populares entre a militância tory, Johnson expôs sua visão “otimista” do Brexit e disse que, após deixar a União Europeia, o Reino Unido “ficará livre” do bloq...

Read More