Daily Archives October 13, 2017

Cunha era "banco de corrupção de políticos", diz Funaro

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O operador financeiro Lucio Funaro definiu, em seu acordo de delação premiada, o papel de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Câmara dos Deputados.

“Eduardo funcionava como se fosse um banco de corrupção de políticos, ou seja, todo mundo que precisava de recursos pedia para ele, e ele cedia. Em troca mandava no mandato do cara”, afirmou. “Não precisava nem ir atrás de ninguém, fazia fila de gente atrás dele.”

A reportagem teve acesso à gravação em vídeo do depoimento prestado por Funaro à Procuradoria-Geral da República no dia 23 de agosto deste ano. O acordo de colaboração foi homologado pelo ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ao descrever o modus operandi do repasse de propinas na Caixa Econômica Federal, Funaro relatou que ent...

Read More

Peru: oposicionista Keiko Fujimori nega ter recebido dinheiro da Odebrecht

A líder da oposição no Peru, Keiko Fujimori, negou nesta terça-feira (13) ter recebido fundos da construtora brasileira Odebrecht para financiar sua campanha eleitoral, após depor em uma comissão do Congresso que investiga os desdobramentos da operação “Lava Jato” no país.

“Nem o partido Força Popular recebeu dinheiro algum de Marcelo Odebrecht, nem de nenhum funcionário de sua empresa, nem de nenhuma empresa brasileira”, disse Fujimori ante uma comissão do Parlamento que avalia as conexões entre a política peruana e o escândalo de corrupção de pagamento de subornos em troca de obras públicas no Brasil e na América Latina.

O nome de Fujimori, ex-candidata presidencial em 2011 e 2016 apareceu em uma agenda do celular do ex-diretor-executivo da empresa, Marcelo Odebrecht, ...

Read More

Bombardeios dos EUA no leste do Afeganistão matam pelo menos 30 membros do EI

Cabul, 13 out (EFE).- Pelo menos 30 membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram e outros seis ficaram feridos por bombardeios americanos em duas províncias orientais afegãs durante as últimas 24 horas, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

Os dois ataques aéreos ocorreram ontem à noite nas províncias de Kunar e Nangarhar.

O governador de Kunar, Wahidullah Kalimzai, disse à Agência Efe que o bombardeio de um drone americano no distrito de Sawkai deixou pelo menos 15 mortos e um ferido.

“Todos os mortos são membros do Daesh (acrônimo do EI em árabe), que estavam em uma reunião”, assegurou Kalimzai.

Entre os mortos há vários líderes do EI, declarou à Agência Efe o porta-voz do governador de Kunar, Abdul Ghani Musamim, que revelou que os representantes de sua ...

Read More

Moro dá 48 horas para Lula entregar recibos originais de aluguel

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O juiz Sergio Moro deu prazo de 48 horas nesta sexta-feira (13) para a defesa do ex-presidente Lula entregar os recibos originais de pagamentos de aluguéis do apartamento vizinho ao que Lula mora em São Bernardo do Campo (SP).

O apartamento -que pertence ao empresário Glaucos da Costamarques- é um dos pontos da acusação na ação que Lula responde sob suspeita de receber propina da Odebrecht por meio da compra de um terreno onde seria construída a sede do Instituto Lula.

Moro considerou desnecessária uma audiência formal para a entrega dos recibos.

“Os recibos deverão ser entregues na Secretaria deste Juízo e que os acautelará para submetê-los a perícia caso seja de fato deferida”, diz trecho do despacho assinado por Moro.

Segundo a acusação do...

Read More

Seguem em estado crítico 45 feridos no tiroteio de Las Vegas

Las Vegas (EUA), 13 out (EFE).- Quarenta e cinco pessoas que ficaram feridas pelos disparos do autor do massacre de Las Vegas, Stephen Paddock, seguem nesta sexta-feira hospitalizadas em estado crítico.

O xerife do condado Clark, Joseph Lombardo, apontou hoje em uma entrevista coletiva que a autópsia não forneceu detalhes de problemas ou condições no cérebro de Paddock que possam explicar a causa do tiroteio que matou 58 pessoas que assistiam a um concerto ao ar livre e deixou quase 500 feridos.

Não entanto, o cérebro de Paddock foi entregue a um instituto especializado para fazer novas investigações.

Grande parte da entrevista coletiva se centrou na discrepância surgida acerca da cronologia dos fatos...

Read More

Vazamento de produtos químicos em prédio da UE deixa 20 intoxicados

Vinte pessoas foram intoxicadas nesta sexta-feira pelo vazamento de produtos químicos em um prédio da União Europeia em Bruxelas que abriga reuniões oficiais, de acordo com o Conselho da UE.

Nove das 20 pessoas atingidas foram levadas para o hospital, e quatro continuavam “em observação” na tarde desta sexta, segundo a secretaria-geral do Conselho europeu, órgão instalado no prédio Europa.

“O incidente não vai impedir a reunião do Conselho europeu”, a cúpula de chefes de Estado da UE prevista para 19 e 20 de outubro, segundo um comunicado do órgão.

O incidente aconteceu no começo desta manhã, nas cozinhas do prédio.

“Uma reação química entre dois produtos de limpeza industrial resultou em gases tóxicos”, que provocaram mal-estar, explicou o Conselho.

O prédio Europa, q...

Read More

Em propaganda, PT diz que tentam impedir candidatura de Lula em 2018

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em propaganda partidária centrada no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT defendeu na noite desta quinta (12) que ele sofre perseguição política e que querem “impedir a sua candidatura em 2018″.

No fim da peça de dez minutos, Lula fala que “é hora de reconstruir nossa democracia elegendo diretamente um novo presidente”. “Nós, brasileiros, somos capazes e vamos dar a volta por cima, mas isso não se faz tirando direitos, cortando aposentadoria nem vendendo o país”, diz.

Antes da fala do ex-presidente, a publicidade exalta programas criados nos governos petistas, como o Bolsa Família e o Mais Médicos, e diz que a gestão Temer é um “retrocesso” e “quem mais perdeu com o golpe [como o partido chama o impeachment de Dilma Rousseff] são os brasilei...

Read More

PM acha corpos de 2 meninas em favela

WILLIAM CARDOSO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os corpos de duas meninas de três anos foram encontrados no fim da tarde de ontem em uma favela no Jardim Lapena, em São Miguel Paulista (zona leste). As vítimas estavam desaparecidas desde 24 de setembro.

Vizinhos sentiram um mau cheiro vindo de uma Fiorino branca, estacionada em um terreno cercado por muros e um portão, trancado com cadeado. Eles chamaram policiais, que encontraram os corpos de Adrielly Mel Severo Porto e Beatriz Moreira dos Santos, dentro do veículo, já em decomposição.

A casa de Adrielly fica a 150 metros do local onde os corpos foram achados.

Segundo o pai dela, o motorista Alan Oliveira Porto, 42, ainda havia esperança de achá-la até ontem...

Read More

Acusado de agressão, ministro afirma que mulher escorregou

LETÍCIA CASADO

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Em manifestação entregue ao STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Admar Gonzaga negou ter agredido sua mulher durante uma briga do casal, afirmando que ela se machucou ao escorregar em um enxaguante bucal durante o desentendimento.

Élida Matos, casada com o ministro, registrou boletim de ocorrência em junho no qual diz ter apanhado do marido. Depois, retirou a queixa, mas o Ministério Público prosseguiu com a investigação.

O caso está no STF. O ministro Celso de Mello vai decidir se Gonzaga vai responder ou não a inquérito sobre violência doméstica.

No documento enviado ao Supremo na segunda-feira (9), Gonzaga afirma que Élida teve uma crise de ciúmes enquanto estava bêbada, depois de descob...

Read More

Novas rotas aéreas reduzirão tempo de voo e gasto de combustível

As novas rotas no espaço aéreo brasileiro entraram em vigor hoje (12) com a implementação da chamada Navegação Baseada em Performance (PBN – Performance Based Navigation) realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A medida permitirá a redução do tempo de voo no país e impactará em cerca de 300 mil voos por ano.

Com a redução dos tempos de viagem, as aeronaves diminuem o consumo de combustível e, consequentemente, os custos de voo. De acordo com os cálculos do Subdepartamento de Operações do Decea, a redistribuição dessas estradas do céu reduzirá o consumo de combustível das aeronaves em 2 mil toneladas por ano. Com isso, o correspondente a cerca de 6.500 toneladas de gás carbônico deixarão de ser despachados no céu.

De acordo com a Força ...

Read More