Dólar reduz alta sobre real com início de entrevista de Trump

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar reduziu a alta ante o real nesta quarta-feira durante a entrevista coletiva do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, com investidores um pouco mais aliviados porque suas considerações iniciais não chegaram a surpreender.

Às 15:07, o dólar avançava 0,04 por cento, a 3,1999 reais na venda, depois de bater mais de 1 por cento de alta e ir 3,2308 reais na máxima do dia. O dólar futuro tinha leve alta de cerca de 0,10 por cento.

“O mercado tinha expectativa, mas não sabia de fato o que ele ia falar e, na dúvida, comprou. Mas neste início de entrevista, nada justificava manter a posição”, comentou um profissional da mesa de câmbio de uma corretora nacional.

Por enquanto, Trump disse que agências de inteligência dos EUA podem ter vazado um dossiê com o que ele chamou de “notícias falsas” sobre como a Rússia tentou influenciar suas ações, e afirmou que as alegações são mentirosas. Também criticou o programa de saúde do presidente Barack Obama, conhecido como Obamacare.

De modo geral, os agentes econômicos temem que Trump, que assume o comando da maior economia do mundo no próximo dia 20, adote uma política econômica inflacionária e que obrigue o Federal Reserve, banco central norte-americano, a elevar ainda mais os juros nos Estados Unidos. Nesse cenário, haveria atração de recursos aplicados atualmente em outros países, como o Brasil, gerando pressão no dólar.

No exterior, o dólar subia ante uma cesta de moedas, apesar com altas menores após as primeiras falas de Trump, e ante divisas de países emergentes, como os pesos mexicano e chileno e o rand sul-africano.

O Banco Central continuava ser atuar no mercado de câmbio desde o dia 13 de dezembro.

This article is automatically posted by WP-AutoPost Plugin

Source URL:https://br.noticias.yahoo.com/d%C3%B3lar-reduz-alta-sobre-real-com-in%C3%ADcio-entrevista-170835587–finance.html

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>